Capacitação

Capacitação Antidrogas

Cursos de capacitação de Conselheiros e Lideranças

http://conselheiros.senad.gov.br/

Curso de prevenção do uso de drogas para educadores de escolas públicas:

Configura-se em uma iniciativa da Senad em parceria com o Ministério da Educação – MEC e execução pela Universidade de Brasília – UnB que oferece nesta quinta edição, 70 mil vagas para professores, coordenadores e gestores de escolas públicas, do Ensino Fundamental e Médio, de escolas públicas de todo o país. As inscrições estão abertas até dia 06 de agosto no site educadores.senad.gov.br

Curso Supera – Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas:

Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento

O curso Supera é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp e oferece a cada edição, 5.000 vagas para profissionais de saúde e da assistência social que atuam no tratamento de usuários de álcool e outras drogas em todo o País.

Curso de prevenção do uso de drogas em instituições religiosas e movimentos afins – Fé na Prevenção

O curso Fé na Prevenção é executado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo – Unifesp e oferece, a cada edição, 5.000 vagas para lideranças religiosas de diferentes doutrinas e movimentos afins no intuito de ampliar o conhecimento técnico sobre drogas, qualificar o acolhimento dos membros da comunidade e mobilizar a rede de serviços disponíveis para a prevenção, o tratamento e a reinserção social de usuários e dependentes, bem como o apoio aos familiares.

Curso de prevenção ao uso indevido de drogas – Capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias

O Curso “Prevenção ao uso indevido de drogas: Capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias” é executado em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem por objetivo capacitar 15.000 profissionais de diferentes conselhos e lideranças comunitárias para a melhor atuação em seu contexto local.

Podem participar lideranças comunitárias e conselheiros que atuam nos seguintes Conselhos: de Segurança; sobre Drogas; Tutelar; dos Direitos da Criança e do Adolescente; da Educação; da Saúde; da Assistência Social; Conselho Escolar; Conselho da Juventude, Idoso, Trabalho, Populações Afrodescendentes, dentre outros.

Curso de prevenção ao uso de álcool e outras drogas no ambiente de trabalho – Conhecer para Ajudar

Configura-se em uma iniciativa da Senad em parceria com o Serviço Social da Indústria/Departamento Nacional (SESI/DN) e é executado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O curso tem como objetivo capacitar 5.000 profissionais das indústrias/empresas brasileiras, públicas e privadas, distribuídos nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e demais áreas relacionadas com a temática, bem como aos integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes contribuindo, assim, para o enfrentamento de situações relacionadas ao consumo de álcool e/ou outras drogas no ambiente de trabalho, minimizando as conseqüências a ele associadas, para o trabalho e para a saúde do trabalhador, seus familiares e a sociedade em geral.

Projeto: Integração de competências no desempenho da atividade jurídica com usuários e dependentes de drogas.

Este projeto tem como objetivo construir respostas intersetoriais nas áreas jurídica, da educação, saúde e assistência social, que cumpram propor soluções interdisciplinares ao enfrentamento do fenômeno drogas em suas diferentes interfaces.

Uma das etapas do projeto é a realização do curso a distância, voltado aos Operadores do Direito e profissionais que atuam na área psicossocial dos Juizados Especiais Criminais – JECs e Varas da Infância e da Juventude – VIJs, com vistas a oferecer as bases teóricas para uma adequada atuação multiprofissional no atendimento aos usuários de drogas, incluindo a articulação com a rede de serviços existente na comunidade. O Curso tem como objetivo avaliar a efetividade da Lei nº11.343/06, em termos de aplicabilidade, encaminhamento aos serviços de tratamento disponíveis, modelos existentes e resultados deste encaminhamento; promover a capacitação dos diferentes atores envolvidos na aplicação da lei, visando ao cumprimento de penas e medidas alternativas, medidas protetivas e medidas socioeducativas, de modo a garantir o aprimoramento do serviço judiciário e diminuição da reincidências. São 15.000 vagas para Operadores de Direito dos Juizados Especiais Criminais e Juizados da Infância e da Juventude, profissionais da área de atenção psicossocial e profissionais da área de segurança pública de todo o Brasil.

Curso de capacitação em conceitos básicos, tratamento e reinserção social para líderes, terapeutas e gestores de comunidades terapêuticas (CTs):

Realizar um curso utilizando a tecnologia de ensino à distância para 5.000 profissionais de CTs do país, visando capacitá-los tanto para a recuperação clínica como para a reabilitação e reinserção social dos usuários de crack e outras drogas atendidos, com a incorporação de princípios decorrentes da melhor evidência científica na área de tratamento desses usuários

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: